Participação na Conferência Physio Pilates 2016

 

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2016 aconteceu em Salvador – BA a Conferência Physio Pilates 2016 e nós estivemos presentes nesse evento super legal e contaremos um pouco sobre o que vimos por lá…

20161104_122714

Abertura da Conferência

Primeiramente assistimos o Workshop Reformer Avançado com Shelly Power (Shelly é bailarina profissional. Ela ministra o currículo Polestar desde 1998 e é co-fundadora do Centro Polestar Pilates, em Miami/USA. Tem sido membro da Associação Internacional de Dança, Medicina e Ciência (IADMS), além de fazer parte da Pilates Method Alliance.) onde junto com ela “fragmentamos” exercícios de nível avançado para reconstruí-los de forma didática e pensar em quais exercícios devem ser aprendidos e refinados antes de chegar realmente aos avançados. Exercícios como Overhead, Grasshoper, Swan, Standing Series, Snake foram reaprendidos para ensinarmos com mais qualidade aos nossos clientes. O que fica deste workshop é a reflexão sobre a importância da qualidade do ensino do movimento, o refinamento, o processo de aprendizagem do corpo de cada indivíduo e que cada coisa tem seu tempo.

20161104_181418

Reformer Avançado com Shelly Power

O segundo Worshop do dia falou da possibilidade do método Pilates realizar um treino cardiorrespiratório utilizando o aparelho Reformer (nosso queridinho!) através de um treino completo, divertido e intenso, com musicalidade e ritmo, acessando as vias do sistema cardiorrespiratório através da Intensidade e da Duração da atividade. Quem o apresentou foi Carla Pyrrho (educadora Physio Pilates, com graduação em Ed. Física e pós-graduação em Fisiologia do Exercício) que ministrou de forma teórica e prática este estudo.

20161104_202916

Treino Cardiorrespiratório no Reformer com Carla Pyrrho

No segundo dia de conferência, três workshops foram realizados:

  • A Neurologia do Pilates: por que o método funciona tão bem e o faz sentir-se tão bem (ministrado por Errol Toran, quiroprata e instrutor do método Pilates em NY), este um workshop mais teórico mas não por isso menos interessante;
  • Recupere-se da sua Lesão de Tendão (ministrado por Blas Chamorro, espanhol, instrutor de Pilates pela Polestar,  que trabalha diretamente com corredores), ouvimos e praticamos uma série de exercícios voltados à reabilitação de corredores após alguma tendinopatia relacionada à corrida.
Blas Chamorro

Blas Chamorro

  • Pilates e Puerpério: as reais necessidade do “novo corpo” (ministrado por Marla Lopes Coimbra, educadora Physio Pilates) onde se propõe a trabalhar o novo corpo da mulher de forma responsável e segura, com exercícios simples iniciados de forma precoce e o retorno à atividade (moderada e intensa) após 6 a 8 semanas.

 

E por fim, no último dia, realizamos o Workshop Uma receita para o Assoalho Pélvico: tudo que você não sabia e que precisa saber, ministrado novamente por Errol Toran. Aqui, após ouvi-lo sobre a origem embrionária do assoalho pélvico, suas relações com os órgãos dos sentidos, sua relação com nosso padrão de movimento “rotacional” fomos encorajados à construir nosso próprio assoalho com argila. Incrível!

20161106_125103

Errol Toran

Finalizando, uma MasterClass com a mestra Geórgia Oliveira no MAT. Literalmente Respiramos Movimento nesse evento!

Minha percepção após esse final de semana de estudos: a necessidade de aprofundar as bases, da compreensão do movimento de forma mais profunda e o aprofundamento nas bases teóricas do corpo humano (aprofundar é a palavra!) como fisiologia, embriologia, anatomia entre outras são muito mais importantes do que aumentar o repertório de exercícios propostos pelo mestre Joe Pilates.


Post Your Thoughts